Desistência de Jaques Wagner mexe com o tabuleiro político em Ilhéus


Por Jamesson Araújo.

Arte Blog Agravo.

O senador Jaques Wagner (PT) comunicou, nesta quinta-feira (24), às lideranças da bancada do (PT) e do governo na Assembleia Legislativa da Bahia que não será mais candidato a governador.

A desistência do senador Jaques Wagner(PT) muda o planejamento do cenário político em Ilhéus pelo lado governista.

Apesar de estar longe, a eleição para suceder o prefeito Mário Alexandre (PSD) em 2024, ganha novos e velhos atores, a exemplo do vice-prefeito, Bebeto Galvão (PSB), o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), e o secretário municipal de Saúde e presidente do PSD/ Ilhéus, André Cesário.

Com a continuidade de Wagner no senado, Bebeto Galvão que era suplente do petista, continua vice-prefeito e automaticamente almeja a sucessão municipal, e pode ser o candidato governista.

A turma do PSD/Ilhéus vão dobrar a aposta na vitória de seu cacique político ao governo da Bahia, Otto Alencar, que fortaleceria automaticamente o nome de Jerbson Moraes, como também do médico, André Cesário.

Pelo lado da oposição, caso o candidato ACM Neto vença o governo da Bahia, automaticamente fortalece o presidente do DEM/ Ilhéus, Valderico Reis, que concorreu a última eleição e obteve uma votação expressiva.

Pelo lado inverso, quem sai extremamente enfraquecido, é  PT de Ilhéus.