CVR Costa do Cacau apoia implantação da Central de Triagem da Coleta Seletiva


Será inaugurada nesta sexta-feira, 21, a Central de Triagem da Coleta Seletiva. O equipamento faz parte do projeto Recicla Itabuna, desenvolvido pela Prefeitura Municipal através das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Infraestrutura e Urbanismo, Governo e Planejamento. A Central de Triagem será coordenada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna, que reúne cerca de 160 catadores.

A CVR Costa do Cacau, responsável pela destinação dos resíduos coletados pela Prefeitura de Itabuna, é parceira na implantação da Central de Triagem. Durante o processo de transição entre a retirada de famílias que atuavam em situação degradante no lixão e a implantação do Recicla Itabuna, a CVR, única empresa do Sul da Bahia credenciada para atender às diretrizes do Plano Nacional de Saneamento, concedeu um auxílio financeiro durante oito meses e também foi parceira no 1º Seminário de Capacitação e Formação dos Catadores, promovido pela Prefeitura de Itabuna.

Para a instalação da Central de Triagem, a CVR Costa do Cacau forneceu uma prensa, quatro mesas separadoras, cinco ecobikes e dez ecopontos para a coleta seletiva, além da reforma do galpão. O gerente comercial da CVR, Maurício Ramos Sena, afirma que “estamos dando todo o suporte necessário para que os catadores possam ter condições dignas de trabalho e a implantação da Central vai possibilitar a geração de emprego e renda para dezenas de famílias”.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo do Estado entregou à Central de Triagem uma balança eletrônica, uma prensa hidráulica e um carrinho elétrico para coleta, além de Equipamentos de Proteção Individual-EPIs.