Com avanço da Ômicron, Anac autoriza Gol e Azul a reduzir número de comissários


 

Foto Ulgo Oliveira.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as companhias aéreas Gol e Azul a reduzirem o número de comissários em seus voos, em meio ao avanço de casos de Covid-19 entre a tripulação.

As concessões têm validade até 14 e 13 de março, respectivamente.

A decisão veio em resposta a pedidos das próprias companhias. A Latam também protocolou o mesmo pedido e aguarda a manifestação da agência.

Para voar com menos comissários, as companhias precisarão limitar o número de assentos por avião. As empresas são obrigadas a manter um comissário para cada 50 passageiros. As aeronaves com capacidade para até 186 pessoas, por exemplo, poderão voar com até 150 pessoas.

Segundo a agência reguladora, as companhias deverão informar “a cada 15 dias a contar da publicação [da] portaria, a relação de voos nos quais houve redução no número de comissários, informando data, matrícula do avião, número do voo e hora da decolagem”.

Para a decisão, a Anac considerou a situação epidemiológica do país com o avanço da variante Ômicron “e seus respectivos impactos na disponibilidade de tripulantes para condução de voos regulares programados.”