Félix pede linha de crédito e perdão da dívida dos cacauicultores atingidos pelas chuvas


Deputado Federal, Feliz Mendonça Júnior (PDT).

Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira no Congresso Nacional, o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT) solicitou do governo federal a abertura de novas linhas de crédito com juros vantajosos e a anistia das dívidas dos produtores de cacau do sul da Bahia contraídas historicamente junto ao Banco do Brasil. O pedetista afirmou que as fortes chuvas atingiram a lavoura, principalmente os pequenos e médios produtores, que precisam de ajuda federal.

“Estamos falando de pequenos e médios produtores que desenvolvem a lavoura preservando a Mata Atlântica, gerando emprego e distribuindo renda em vários municípios da região sul que foram atingidos pelas chuvas. São produtores que terão enormes dificuldades de se reerguer e crescer sem o apoio governamental, pois muitos tiveram até perdas materiais. É preciso perdoar as dívidas e liberar novos créditos”, afirmou Félix.

O deputado fez a solicitação a representantes de diversos ministérios que estão em Salvador tratando dos problemas provocados pelas chuvas, numa reunião suprapartidária que ocorreu no final da semana passada. Ele também encaminhou ofício ao Ministério da Economia e à Casa Civil da Presidência.

“Vale lembrar que os cacauicultores contraíram essas dívidas junto ao Banco do Brasil, no passado, a partir de orientações técnicas equivocadas da Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no enfrentamento à praga da vassoura-de-bruxa. Nada melhor do que corrigir isso nesse momento delicado em que as chuvas atingiram também o segmento”, concluiu o deputado.