Cânion desaba, atinge lanchas de turistas e causa cinco mortes em Capitólio, MG


MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 17:09

Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, atingiu três embarcações com turistas neste sábado (8).

O Corpo de Bombeiros da cidade de Piumhi, que atende a ocorrência, diz que há 5 mortes confirmadas. e há estimativa de 20 desaparecidos. nove pessoas ainda estão internadas; outras 23 foram atendidas e liberadas.

Três pessoas estão internadas em estado grave na Santa Casa de Passos. Outros 6 turistas tiveram ferimentos leves e foram levados ao Pronto Socorro de São José da Barra.

Um vídeo que circula pela internet e cuja veracidade foi confirmada pelos Bombeiros mostra o momento em que um dos cânions atinge as lanchas.

Novas imagens que correm nas redes sociais mostram a queda da rocha na região dos cânions, em Capitólio, Sul de Minas, por outro ângulo. É possível ver o grande volume de água levantado após o desastre e o desespero de quem estava perto.

Em entrevista à BandNews TV, o engenheiro geotécnico Paulo Afonso explicou que este tipo de fenômeno costuma ser raro. “A queda de grandes paredões verticais é relativamente rara, não é tão comum.”

Ainda segundo Paulo Afonso: “Os cânions se formaram em milhões de anos geológicos por erosão das partes mais fracas das rochas. Quem sobra, em termos mais práticos, são as partes resistentes. Elas raramente caem”.

Vídeo: