Mário Alexandre destaca importância da Policlínica para ampliação dos serviços de saúde na região


Importante polo na área da saúde, Ilhéus sediará uma nova policlínica regional. Nesta quarta-feira (5), o governador Rui Costa assinou ordem de serviço autorizando o início da construção do equipamento de saúde, que visa atender aproximadamente 400 mil habitantes das cidades consorciadas. Para o prefeito Mário Alexandre, a implantação do modelo no município fortalece a assistência no interior do estado.

“Mais uma obra que consolida a parceria com o Governo do Estado para que a saúde pública avance. Com essa união vamos superar os momentos de dificuldade. Agradeço a atenção, o apoio e carinho que o governador Rui, os nossos senadores e o deputado Paulo Magalhães têm com a população de Ilhéus e de toda a região. São investimentos em áreas fundamentais para promover a saúde e o bem-estar do nosso povo”, afirmou Mário Alexandre.

A construção da Policlínica soma-se à obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo II no bairro Esperança  e ao funcionamento do Hospital Regional Costa do Cacau e do Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, ambos com atendimento de alta complexidade. O governador ressaltou que é importante que haja sinergia entre os representantes da esfera pública.

Conforme o Governo da Bahia, um novo consórcio interfederativo de saúde será formado com os municípios vizinhos para a gestão do equipamento. O investimento estimado na obra é de R$ 17,5 milhões, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Além de descentralizar os serviços, a ampliação da estrutura física diminui os custos com atendimento e deslocamento dos munícipes para outras regiões.

Juntas, Ilhéus e Itabuna atenderão cerca de 800 mil pessoas, oferecendo acesso ambulatorial e especialidades diversas, em articulação com o setor de Atenção Básica e assistência hospitalar.

Chuvas na Bahia

Na ocasião da visita, o prefeito e o dirigente estadual se reuniram com representantes da Electrolux, União Europeia (UE), Cáritas Brasileira, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB) para dialogar sobre a ampliação das doações em socorro às famílias atingidas pelas chuvas.

O governador anunciou convênio com as prefeituras das cidades afetadas para repasse de recursos, recuperação das estradas vicinais e construção de casas, mediante avaliação e entrega do estudo técnico por parte do ente municipal. Também participaram do encontro o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão; os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar; o deputado federal Paulo Magalhães e autoridades da região.