Dezembro de 2021 foi o mais chuvoso dos últimos 97 anos em Ilhéus, revela estudo da Uesc


Ao analisar dados de chuva para a região de Ilhéus, desde 1925, foi possível observar que o último mês de 2021 apresentou um total pluviométrico de 638 mm, classificado com o dezembro mais chuvoso dos últimos 97 anos. Sendo que 32% desse total (207 mm) ocorreram em apenas três dias 24, 25 e 26 de dezembro, aponta um estudo de pesquisadores do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCET-Uesc), conforme relata o docente do curso de Engenharia Civil, professor doutor Manoel Camilo Moleiro Cabrera.

Segundo o professor, a média do acumulado total de chuva para dezembro é de 168 mm. “Portanto, em apenas três dias esse valor foi superado em 39 mm o acumulado para o mês inteiro. Se compararmos todos os meses do ano, dezembro de 2021 ocupa a segunda posição, ficando atrás somente de maio de 1936”, enfatiza Manoel Camilo Moleiro Cabrera.

Para o professor, se faz “necessária a instalação de sistemas de monitoramento de nível, vazão e chuva nos principais rios da região, para criar um sistema de alerta que visa orientar a população em áreas de risco e, assim, reduzir e mitigar os prejuízos com os eventos extremos recorrentes como enchentes e inundações.”

Estes resultados foram obtidos através do projeto de iniciação cientifica “Aquecimento Global e Tendências de Temperatura e Chuva na Ecorregião de Floresta Costeira da Bahia”, orientado pelo Prof. Dr. Manoel Camilo Moleiro Cabrera e desenvolvido pelo bolsista e aluno de graduação em Engenharia Civil da Uesc, Clebson Ramos Santos. O projeto tem a participação dos pesquisadores externos André Ballarin e do prof. Dr. Edson Wendland, ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo.