Maramata destaca ações e projetos realizados em 2021, e as novas ações para 2022.


A Prefeitura de Ilhéus por meio da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) vem intensificando diversas ações de fortalecimento e fomento voltadas para a educação ambiental, desenvolvimento sustentável, turismo responsável e à cultura.

O Presidente da fundação, Diego Messias, que assumiu o comando da Universidade em agosto de 2021 vem firmando grandes parcerias e projetos com as secretarias do município e instituições da região à pedido do prefeito Mario Alexandre e do vice-prefeito Bebeto Galvão.

“ São solicitações realizadas pelo prefeito Mário Alexandre e pelo vice-prefeito Bebeto Galvão. A Maramata tem uma grande importância na área socioambiental , sensibilizando a comunidade sobre a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, além de fortalecer a cultura e o turismo local”, salienta Diego Messias.

No decorrer do ano, a Maramata apoiou a realização de festejos culturais, à exemplo do Dia de Iemanjá, Festival do Rio de Engenho; Ilhéus em Flor e Homenagem às mulheres no Dia Internacional à Mulher. Além da realização de oficinas e palestras em parceria com o Sebrae. Já voltado para o meio ambiente, foi realizada a limpeza do Morro de Pernambuco em parceria com a Codeba e Ecossis. Vale ressaltar que participa ativamente do Comitê de Gerenciamento de Crise para mitigar os estragos causados pela chuva.

Para 2022, o presidente da Maramata Diego Messias, destaca que “já estão confirmadas ações para potencializar à cultura de Ilhéus, como à Exposição Maramata: Ruinas e Vertigens da Maria Fumaça 12, prevista para o dia 25 de janeiro. A Levada do Santana, no Rio do Engenho e a Homenagem ao Dia de Iemanjá”. Além de projetos educacionais e de incentivo às boas práticas ambientais previstos para todo o ano.