Pontes e passarela do centro de Itabuna continuam sob vistorias técnicas de engenheiros especializados


A Prefeitura de Itabuna, com o apoio do Governo do Estado, está fazendo as vistorias técnicas necessárias nas estruturas das pontes e passarelas sobre o Rio Cachoeira no centro da cidade depois da enchente que as deixou submersa por cerca de 48 horas, entre a noite de sábado e o final de tarde de segunda-feira, dia 27. A verificação de pilares, vigas e da laje de tabuleiro é feita por engenheiros especializados.

Uma foto veiculada nas redes sociais nesta semana apontava suposta fissura. Mas, a imagem se trata de uma de abertura das juntas de dilatação das cabeceiras das pontes para verificação solicitada pela equipe de inspeção. Por isso, nada tem a ver com a enchente e a consequente submersão a que foram submetidas as pontes Miguel Calmon (Marabá) e Lacerda (de acesso ao São Caetano).

Por meio de equipamento adequando a capa asfáltica sobre a junta foi removida para análise visual das condições. A Prefeitura estará nas próximas semanas realizando outras análises e testes físicos, químicos e inspeções subaquáticas das fundações para verificação da integridade total dos pilares, vigas e da laje de tabuleiro.

“Vamos realizar tais testes para garantia da segurança dos usuários e a confirmação da integridade das estruturas”, afirma o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, que tem liderado equipes de operários, máquinas e caçambas na limpeza da cidade e remoção de entulhos ao lado do superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. São cerca de 40 equipes distribuídas pelas áreas mais afetadas pelas cheias.

Nesta quinta-feira,  30, pelo menos 12 bairros foram alcançados pelas equipes:  Ferradas, Nova Itabuna, Vila Anália, Jaçanã, Novo Jaçanã, Mangabinha,  Sarinha Alcântara, Gogó da Ema, Núcleo Habitacional da Ceplac. Ainda, Urbis IV, Conceição e Banco Raso. Um balanço parcial demonstra que até o meio-dia de hoje 308 caçambas de entulhos foram recolhidas em toda a cidade e os móveis, eletrodomésticos e materiais inservíveis direcionados ao aterro sanitário.