Prefeito Mário Alexandre participa de abertura do 12º Festival Internacional do Chocolate


A 12ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau vai movimentar o final de semana em Ilhéus. Durante abertura do evento na noite de quinta-feira (16), o prefeito Mário Alexandre prestigiou os stands acompanhado da comitiva presidida pelo vice-governador João Leão e pelo senador Jaques Wagner, com a presença de secretários, empresários e lideranças políticas.

O gestor municipal destacou que o Festival marca o calendário turístico da cidade e se destaca como importante segmento da economia da Bahia, promovendo também os setores da gastronomia e do turismo.

“A parceria entre o poder público e a iniciativa privada é de extrema importância para garantir geração de emprego, renda e melhores condições de vida para o nosso povo. O Festival do Chocolate é uma construção do planejamento com apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Governo da Bahia e diversas entidades e se transformou em referência para o Brasil e para o mundo. Ainda estamos enfrentando uma pandemia, mas com todos os cuidados necessários a economia começa a girar”.

A comitiva percorreu os stands montados no estacionamento do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, que reúnem expositores e marcas de chocolate de origem do sul da Bahia. O espaço também conta com diversas manifestações culturais, artesanato, literatura e gastronomia regional, além de apresentação de artistas locais.

“Um evento de empreendedorismo, inovação, de valorização das riquezas gastronômicas e agrícolas do sul da Bahia. O Festival do Chocolate é uma união de forças que vem para alavancar ainda mais os nossos ânimos nesse momento de retomada econômica, gerando emprego e renda, com todos os cuidados preventivos contra a Covid-19”, destacou Soane Galvão, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O festival segue até domingo (19) e o público terá à disposição uma vasta programação que inclui atrações musicais, gastronômicas, stands de comercialização de produtos, fóruns e palestras.

O senador Jaques Wagner, por sua vez, salientou que “O cacau sustentou a Bahia e o Brasil e agora a gente está abrindo novos caminhos para que Ilhéus garanta 50, 100 anos ou mais de desenvolvimento, tanto na verticalização da produção do cacau quanto com a ferrovia e o porto, dos quais não tenho dúvida de que irão abrir possibilidades de emprego, trabalho e crescimento socioeconômico”.

O empresário e idealizador do evento, Marco Lessa, registrou que o festival firma o sul da Bahia como uma das principais regiões produtoras de chocolate de origem do Brasil, agregando turismo e cultura regional com traços da economia criativa.

“É uma realização, porque a gente sabe que esse projeto impacta na vida de muitas pessoas. Eu quero agradecer ao prefeito Mário Alexandre, à secretária Soane Galvão, porque sem essa união não seria viável mantê-lo com essa força. O que fazemos aqui é devolver a Ilhéus a sua vocação natural”.

Sobre o evento – O Chocolat Festival já é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, derivados, aspectos e manifestações culturais e artísticas em torno desse rico produto agrícola.