Ilhéus: Pronto-socorro do Hospital São José reabre para atendimento de urgência e emergência


O prefeito Mário Alexandre reinaugurou na manhã desta quarta-feira (1º) o setor de Urgência e Emergência do Hospital São José, unidade pertencente à Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. Pacientes que procurarem a instituição já podem se dirigir ao local, responsável por atender a demanda espontânea de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhado do provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne Gesteira, do secretário de Saúde, André Cezário, corpo clínico e representantes da Câmara de Vereadores, Mário Alexandre percorreu todas as dependências do setor e salientou a importância da parceria para continuar “salvando vidas”.

“Mais um avanço importante. Hoje, a gente reabre o pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia. Quero agradecer ao Conselho de Saúde e à Câmara de Vereadores pela aprovação do investimento do Município para manutenção do equipamento, com atendimento 24 horas, de domingo a domingo para o povo de Ilhéus e região. Tudo isso é fruto de um trabalho de parceria, união e equipe que busca alternativas para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Não é fácil, mas a gente tem trabalhado para transformar Ilhéus em referência na saúde”.

O pronto-socorro é qualificado para atendimento de urgência cardiológica, com duas Unidades Intermediárias (UIs) focadas na especialidade. Todos os serviços são realizados com recursos próprios. Além disso, a reabertura do setor fortalece a rede própria, que também é composta pela Unidade de Pronto Atendimento da Conquista (UPA), PA da Zona Sul e Coci, portas de entrada do SUS no município.

“Agradecemos ao prefeito Mário Alexandre e à nossa secretária Soane Galvão, que não deixou de cobrar e incentivar o retorno deste setor. Também deixamos registrado o nosso muito obrigado à ex-deputada Ângela Sousa, amiga antiga da Santa Casa que tanto fez e ajudou. A nossa palavra é uma só: gratidão”, disse Eusínio Lavigne.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), exames laboratoriais, angioplastia e marcapasso estão disponíveis na unidade hospitalar, que também conta com procedimentos ambulatoriais e cardiológicos, como ecocardiograma, MAPA, eletrocardiograma e holter, bem como realização de cirurgias gerais e retorno das eletivas.