Bolsonaro diz que Rui Costa “sumiu com o dinheiro” da compra de respiradores


Governador da Bahia, Rui Costa, e o presidente, Bolsonaro.

Durante o entrevista Rádio Sociedade, que está acontecendo na manhã desta quinta-feira (25), o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), falou que o governador Rui Costa (PT) “sumiu com o dinheiro” da compra de respiradores para a Bahia.

“O mundo está com esse problema, não é um problema exclusivo do Brasil. Morrem gente no mundo todo, mas o único país que teve uma CPI para derrubar o presidente foi o Brasil. Eu sou o responsável, segundo eles, por essas 600 mil mortes no Brasil. Agora, eles não se responsabilizam por desvios vultosos do dinheiro que mandamos para combater a Covid”, disse o presidente.

“Imagina se você tem um parente e um amigo que precisam de uma hemodiálise, e chega no hospital e não tem o equipamento. Ele vai morrer. A pessoa vai para um hospital, vai atrás de um respirador, e não tem. O Governador da Bahia [Rui Costa], aí, através do senhor Carlos Gabas, operador do Consórcio do Nordeste, sumiu com o dinheiro. Vai morrer gente”, disparou.

Em 2020, o Consórcio Nordeste (CN), que na época era presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), comprou da empresa Hempcare Farma 300 respiradores por R$ 48 milhões. O dinheiro foi pago antecipadamente e até hoje os equipamentos não foram entregues. Carlos Garbas, citado por Bolsonaro na entrevista, foi secretário-executivo do CN.

Vídeo:

Informações da Rádio Sociedade da Bahia.