Não adianta cobrir o canal sem o trabalho ambiental para recuperar o riacho e a praia do Malhado


Editorial do Blog Agravo.

Praia do Malhado poluída pelo Canal do Malhado. 

Depois de muitos anos e promessas de inúmeros gestores, foi concretizada pelo atual prefeito Mário Alexandre (PSD), o início do projeto de cobrir o canal do Malhado, uma antiga reivindicação dos ilheenses.

Com o final da primeira etapa da obra, chama atenção a falta de projeto ambiental para recuperar o riacho que passa pelo canal, que recebe milhares de litros de esgotos diariamente. A pergunta é: como a Embasa cobra a taxa de esgoto a maioria das ligações das residências, já que a grande maioria são ligadas à rede pluvial?

Segundo informações, na localidade a Embasa tem uma estação elevatória. Mas que não resolve o problema, principalmente na maré cheia e com grande volume de chuvas.

Trata-se de um desastre ambiental de grandes proporções. Por que digo isso? Todo esgoto do canal é despejado in natura na Praia do Malhado, que apesar de estar no Centro da cidade e ser belíssima, ninguém tem coragem de tomar banho, devido à poluição.

Canal do Malhado virou um problema grande de saúde e ambiental. Foto Jerberson Josué.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, todo o esgoto dos morros circunvizinhos ao bairro, são despejados no canal do Malhado.

Quando passamos pela Av. Litorânea Norte e observamos a praia do Malhado, e seguimos pela praia do Marciano, apreciamos uma das vistas mais bonitas de nosso município. Infelizmente às duas praias são figuras carimbadas na lista condição improprias para o banho no Inema.

A redação do Blog Agravo conversou com o Prefeito Mário Alexandre sobre um projeto de revitalização ambiental do canal e da praia do Malhado. Segundo o prefeito, há uma verba de R$ 500 mil reais para execução do projeto, que será tocada pela secretaria de infraestrutura.

O governador Rui Costa prometeu ajudar no complemento do projeto de cobertura do canal do Malhado, mas seria ainda melhor se ele mandasse a Embasa ajudar ao município a finalizar esse crime ambiental contra Ilhéus.

Está mais que na hora de haver um amplo debate nos poderes executivo e legislativo, e captação de mais verba para resolver esse sério problema que aflige toda a região norte há anos.