Prefeito Mário Alexandre participa de festival e lançamento do Memorial Engenho de Santana


Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Ilhéus e a Maramata, em parceria com o Governo da Bahia, Sebrae, Agência Oikos, Instituto Bahia do Pontal (IBP-I) e Faculdade Madre Thaís, promoveram no domingo (21) o Festival do Rio de Engenho, que reúne arte, cultura e gastronomia em um dos destinos turísticos mais visitados da cidade. O prefeito Mário Alexandre marcou presença no lançamento do Memorial Engenho de Santana, importante espaço voltado à reafirmação da luta e resistência negra.

“Colocar o Rio do Engenho dentro da rota turística, histórica e cultural é uma das nossas grandes conquistas. A minha maior alegria é ver o povo alegre, porque aqui a gente gera renda, emprego e desenvolve a economia. Também consolidamos o apoio do governo do Estado, Sebrae e diversos parceiros, para avaliar os patrimônios locais e capacitar a nossa comunidade. Quero agradecer a Deus, à nossa equipe e ao governador Rui Costa. Isso tudo é resultado de união e força. Vamos continuar trabalhando para fortalecer essa parceria”, destacou Mário Alexandre.

O espaço destinado ao festival contou com exposição de artesanato local, comidas típicas, dança e arte, além de apresentações culturais, com o Bloco Afro Dilazenze. Para João Carlos Oliveira, diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), as ações são fundamentais para incentivar e resgatar a cultura popular.

“Essa é uma importante articulação entre o prefeito Mário Alexandre, sua equipe e o Governo do Estado da Bahia no sentido de apresentar uma agenda de debate do sistema de cultura na relação Estado e Município. Visitamos diversos monumentos, como sedes de fazendas, igrejas e distritos. A gente parabeniza a Prefeitura de Ilhéus pela iniciativa. Vamos pensar em políticas que possam agregar ainda mais valor ao conjunto”, afirmou.

A secretária Soane Galvão, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, frisou a articulação entre os entes para a promoção do Rio de Engenho como destino turístico na região sul. “O espaço oferece cultura, gastronomia e turismo, além de promover o desenvolvimento social da comunidade, com a comercialização dos produtos locais. Agradecemos aos parceiros envolvidos nessa excelente iniciativa. Convido a todos para visitar e conhecer as belezas naturais, a cultura e história do Rio do Engenho”.

O lançamento e a visita ao Memorial Engenho de Santana contou com as presenças do vice-prefeito Bebeto Galvão, do secretário especial de Cultura, Geraldo Magela, representantes do Sebrae, da Faculdade Madre Thaís, através do curso de Gastronomia, Agência Oikos, do Instituto Bahia do Pontal (IBP-I) e de vereadores. Na localidade está situada a Capela Nossa Senhora Sant’Ana, a segunda igreja rural mais antiga do Brasil, tendo sido construída no século XVII. Em 1984, o Santuário foi tombado pelo IPAC.