Prefeitura divulga programação do mês da consciência negra


No dia 20 de novembro é comemorada a Consciência Negra no Brasil. E para celebrar essa data importante, a Prefeitura de Ilhéus vai realizar diversas atividades no Novembro Negro, mês que é dedicado ao debate sobre igualdade racial, combate ao racismo e promoção à conscientização sobre os valores da cultura africana.

Com a temática “Novembro Negro: Liberdade, Igualdade e Respeito”, a programação conta com seminário, debates, palestras, apresentações culturais, exposições, festival de dança e artes negras.

As atividades que marcam a semana da consciência negra começa no dia 25, no Palácio Paranaguá às 19h, com  palestra da secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, sobre “A Influência da População Negra na Formação da Culturas Popular”.

Nos dias 26 e 27, terão várias exibições de audiovisual de apresentações culturais, palestras temáticas para o fortalecimento da igualdade racial através da educação, amostras e Fest Afro, no Palácio Paranaguá.

Essa data faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, Nordeste do Brasil. Através da comemoração da data é lembrada a importância da luta dos negros escravizados para a abolição da escravatura no Brasil.

Programação completa:

 Dia 25/11/2021

Noite – Local: Palácio Paranaguá
19h – Cerimônia de abertura;
19h30 – Palestra com a Secretária de Cultura do Estado a Sr.a Arany Santana sobre “A influência da população Negra na formação da Cultura popular”.

21h- Apresentação Cultural

21h30- Coquetel

Dia 26/11/2021

Manhã – Local: Palácio Paranaguá
09h – Exibição Audiovisual (Apresentação Cultural);
10h – Palestra “A Inclusão da População Negra no Mercado de Trabalho: Avanços e Perspectivas” ministrada pela Doutora em Ciências Sociais (UFBA) Prof.a Carla Liane Nascimento (UNEB) e Cristiane Batista, Doutora em Estudos Étnicos e Africanos;
Mediador: Professor Flavio Gonçalves (UESC).
11h – Lanche
11h:30 – Apresentação Teatral.
Tarde – Local: Palácio Paranaguá.
14h – Apresentação Cultural;
15h – Palestra sobre “A Educação na Desconstrução do Racismo e na inclusão Sócio Econômica da População Negra” ministrada pelo presidente do Bloco Afro Olodum João Jorge com participação da Secretária de Educação do Município de Ilhéus, a Sra. Eliane Oliveira da Silva.
Mediadora: Professora Luzi Borges da UESC.
16h – Apresentação Cultural.
17h – Coffee Break
Noite – Local: Praça Pedro Mattos (Teatro Municipal)
20h – Fest Afro (Apresentação musical)

Dia 27/11/2021

Manhã – Local: Palácio Paranaguá
09h – Apresentação Cultural;
10h – Palestra “Feminicídio, Transformação Sociocultural e o Empoderamento da Mulher Negra” ministrada pela Professora Flavia Alessandra (UESC) com participação de Mãe Bernadete, representante da Câmara Setorial de Cultura Afro do Conselho Municipal de Cultura;
11h – Lanche.
11h30 – Apresentação Cultural.
Tarde – Local: Palácio Paranaguá
14h – Apresentação Cultural;
15h – Palestra “O Genocídio da Juventude Negra: Cor da Pele como Alvo e a Consequência do Racismo Estrutural” ministrada pelo Reitor da UESC Alessandro Fernandes com participação de Moacir Pinho – Movimento Negro Unificado (MNU) e do músico e ativista social Cijay; 16h – Apresentação Cultural.
17h – Coffee Break de encerramento.
Noite – Local: Praça Pedro Mattos (Teatro Municipal)
20h – Fest Afro (Apresentação musical)