CBPM cobra providências da ANTT sobre descarrilamentos na região de Brumado


Foto: Trem descarrilhado em Tanhaçu-Bahia/Crédito: L12 Notícias.

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) encaminhou na tarde desta terça-feira, 09, ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), solicitando providências acerca de dois acidentes com descarrilamentos de trens da VLI/FCA, ocorridos nos dias 5 de novembro e 23 de outubro últimos.

Um dos acidentes ocorreu próximo e outro dentro do município de Brumado, ambos com descarrilamento dos vagões e tombamento de alguns deles sobre a faixa de domínio da ferrovia. No dia 05/11/2021, envolvendo um trem de transporte de minério de ferro num trecho entre o distrito de Ourives e a cidade de Tanhaçu, e no dia 23/10/2021, envolvendo trem de transporte de cimento, dentro do município de Brumado.

Segundo consta no ofício, os acidentes ocorreram por conta do estado de degradação avançado dos trilhos da ferrovia, que seria fruto do descaso da concessionária ao longo dos anos. “Por um acaso, os vagões de transporte de minério de ferro estavam vazios. Certamente que, com os vagões cheios, a potencialidade de ocorrência de acidentes e danos é exponencialmente maior, trazendo consequências mais desastrosas ao meio ambiente e à vida das pessoas, que correm perigo em razão da situação atual da ferrovia”, diz a CBPM no documento.

A CBPM solicita à ANTT que apure as causas dos acidentes e produza relatório em que sejam incluídas as providências a serem tomadas para que não voltem a ocorrer, inclusive com as penalidades aplicadas e responsabilização dos envolvidos em razão das falhas ocorridas.

Confira o Ofício.