Após diálogo com investidores, Ilhéus será responsável pela exportação de cacau para os Emirados Árabes


O cacau produzido em Ilhéus será exportado para os Emirados Árabes. A notícia foi anunciada nesta quinta-feira (28) durante visita do governador Rui Costa à sede da Dubai Multi Commodities Center (DMCC), empresa especializada na importação e exportação de produtos agrícolas dos Emirados Árabes. Para o prefeito Mário Alexandre, a parceria é resultado do diálogo com os investidores, que após visita à cidade em setembro último (veja aqui) demonstraram interesse em implantar um Centro de Distribuição do Cacau em Dubai.

“A parceria firmada é fruto do nosso projeto de desenvolvimento para a expansão da economia de Ilhéus e do sul da Bahia. Agradeço ao governador Rui Costa, grande apoiador da nossa região, que tem contribuído de forma determinante para elevar a autoestima do nosso povo, com geração de emprego, renda e novas oportunidades de negócios”, destacou Mário Alexandre.

Rui reforçou a importância de Ilhéus no ciclo virtuoso que se inicia. “Nós produzimos o melhor cacau do Brasil e eles estão muito interessados em começar o processamento do cacau baiano”. O dirigente estadual disse ainda que outros produtos serão exportados, como algodão, castanha de caju e o café gourmet.

O CEO da DMCC, Ahmed Bin Sulayem, informou que a primeira amêndoa de cacau processada será baiana. “Estive em Ilhéus e conheci o sistema cabruca de plantação, que é incrível. Contamos com a Bahia para essa parceria comercial com o cacau”. A comercialização do cacau será realizada por intermédio da Câmara de Comércio Árabe/Brasileira.