Prefeito de Itacaré anuncia implantação do Parque Municipal do Campo Cheiroso


A Câmara de Vereadores de Itacaré aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o projeto de Lei Complementar 001/2021, de autoria do Executivo Municipal, que altera o Inciso III, alínea “a” da Lei Complementar 271/2014, que garante a preservação da região do Campo Cheiroso, onde seria construído o campo de pouso. O projeto orienta a escolha, aprovação e construção da nova pista em local que reúna condições técnicas adequadas para a implantação do aeródromo. Na justificativa ao projeto, o prefeito recomendou a alteração nos artigos da lei, tendo em vista que a construção do aeródromo no Campo Cheiroso iria trazer impactos ambientais negativos em uma área com extraordinário valor ecológico.

Antônio de Anízio participou da sessão da Câmara de Vereadores e anunciou a implantação de um parque ecológico municipal da região do Campo Cheiroso e adiantou que várias unidades de conservação serão implantadas em outras regiões do município. De acordo com o prefeito, o meio ambiente é o maior tesouro de Itacaré, que deve ser preservado e conservado por todos. E a proposta é transformar o Campo Cheiroso em um espaço direcionado à preservação e a produção científica, ao ecoturismo e as ações botânicas voltadas à reprodução do material genético presentes nessa localidade.

A sessão da Câmara de Vereadores também contou com a participação dos representantes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Marcelo Barreto e Erika Campos, que destacaram o compromisso da Prefeitura de Itacaré com a preservação do meio ambiente. Representando o Movimento Mecenas da Vida – Fraternidade e Paz, Luiz Fernando, ressaltou o apoio que o Programa Turismo CO2 Legal vem recebendo do governo municipal e de todas as ações em defesa do meio ambiente que vem sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Itacaré.

Os vereadores também foram unânimes em ressaltar que Itacaré vive um grande momento de preservação do meio ambiente, com projetos que têm sido exemplos para todo o Brasil, como de implantação de parques municipais, programa de coleta seletiva, recuperação de nascentes e implantação de viveiros de plantas para a recuperação das florestas. O presidente do legislativo municipal, Lenoildo Ribeiro (Canelinha) garantiu que os vereadores estarão sempre abertos para aprovar todos os projetos, ações e iniciativas que venham a preservar o meio ambiente.