Covid-19: Ilhéus investiga óbitos fora do município; mortes foram registradas entre 2020 e 2021


A Secretaria de Saúde (Sesau) recebeu na sexta-feira (22) a investigação de 10 óbitos por Covid-19 de pessoas residentes em Ilhéus, contudo que faleceram fora do município. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, os óbitos foram contabilizados no período compreendido entre julho de 2020 e maio de 2021 e já entraram no sistema com registro referente ao dia 22 de outubro. Embora as mortes tenham sido notificadas de forma tardia, levam em consideração o acumulado de períodos alternados.

Ressalta-se que nesta situação é adotada a variável ‘óbitos por residência’, ou seja, o número de mortes contadas segundo o local de residência do falecido. A Vigilância Epidemiológica, por sua vez, precisa aguardar as informações contidas na Declaração de Óbito (DO) para atualizar os dados.

A Sesau esclarece ainda que Ilhéus não registrou óbitos de munícipes no período compreendido entre 13 de setembro e 12 de outubro de 2021, com queda significativa dos casos ativos da doença. A cidade também zerou, por sete dias consecutivos, o número de pacientes internados em leitos de UTI.

As mortes ocorridas fora de Ilhéus e que não são registradas em tempo real entram no acumulado, fato que pode elevar as estatísticas na cidade. A Administração Municipal ressalta que preza pela transparência e trabalha com afinco para conter o avanço da pandemia. A população pode acompanhar diariamente o boletim epidemiológico, por meio dos canais oficiais da Prefeitura.