Mais de 40 estabelecimentos participam do VIII Festival Sabores de Itacaré


Mais de 40 estabelecimentos comerciais e cerca de 45 pratos e sabores dos mais diversos participam do VIII Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, às 17 horas, na Praça São Miguel. O tema escolhido para esta edição é “Da Origem ao Prato”, destacando a história de cada ingrediente e todo o processo de produção e preparo até chegar à mesa do cliente. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, em parceria com o Governo da Bahia.

Nacionalmente conhecido como um dos maiores projetos gastronômicos do estado da Bahia, o Festival Sabores de Itacaré entra para sua 8ª edição e acontecerá entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021. Sempre com a proposta de valorização da agricultura familiar, neste ano, seguindo o que ocorreu em 2020, terá uma limitação de público em razão da pandemia da Covid-19. Seguindo o decreto estadual, o festival terá um esquema de entrada e saída que permitirá a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é de que duas mil pessoas visitem o espaço a cada dia.

E além dos pratos do Festival Gastronômico, o evento vai contar com as já tradicionais aulas-shows na Praça São Miguel, com direito a degustação de porções dos pratos apresentados. As aulas acontecem entre os dias 14 a 17 e vão contar com a participação de chefs renomados. Tem ainda as feiras de gastronomia, agricultura familiar e de artesanato, além de shows com artistas regionais. Tudo isso sem contar com as manifestações culturais e a promoção e venda dos pratos do Festival Gastronômico nos estabelecimentos que estão participando.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância do evento para o turismo e a geração de emprego e renda no município. De acordo com o prefeito, o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é nacionalmente conhecido como um dos grandes eventos gastronômicos do Estado da Bahia. Lançado em 2014, já promoveu inúmeros encontros entre produtores, chefs, estudiosos da área, jornalistas, formadores e artistas com o público. O Festival segue atraindo visitantes de todos os lugares do país, gerando uma super conexão entre gastronomia, cultura e turismo, consolidando Itacaré com destino desejado.

Clique na imagem para aumentar o tamanho.