Ilhéus já vacinou metade da população com as duas doses contra a Covid-19


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou o balanço mensal da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. Os dados apontam que 77.950 pessoas já receberam as duas doses ou dose única do imunizante, do início da campanha até o dia 30 de setembro, o que representa 50,10% da população elegível.

De acordo com a pasta, no período compreendido entre 1º e 30 de setembro foram ministradas 31.313 unidades da vacina, das quais 13.174 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 16.805 referem-se ao segundo ciclo (D2), além da aplicação de 1.334 doses de reforço (terceira dose).

A estratégia mais recente de imunização contempla a repescagem de primeira dose para o público com idade igual ou superior a 18 anos. O serviço também segue com aplicação da dose de reforço (terceira dose) para idosos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses e pessoas imunossuprimidas que já completaram 28 dias da segunda dose.

A Sesau reitera que mesmo com o avanço da vacinação e, consequentemente, redução dos casos ativos da doença, é importante manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social). Os dados também são divulgados no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).