Ilhéus começa a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos nesta segunda (20); confira estratégia


A Prefeitura de Ilhéus inicia na próxima segunda-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. A estratégia também contempla a aplicação da 2ª dose de todos os imunizantes para pessoas com data marcada até 20 de setembro e 3ª dose (dose de reforço) para idosos de 80 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Pessoas imunossuprimidas que já completaram 28 dias da segunda dose também podem buscar os pontos de imunização.

A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que os adolescentes deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável maior de idade durante o ato da vacinação. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto. A imunização do público com 18 anos ou mais será retomada posteriormente.

A 1ª dose para os adolescentes e a dose de reforço serão ministradas exclusivamente nas unidades de saúde, já a 2ª dose de todos os imunizantes estará disponível somente na Cruzada do Bem pelo Bem, de acordo com horários específicos. A estratégia segue normalmente em todas as unidades, com exceção da UBS do Banco da Vitória, que passa a aplicar a vacina contra a Covid-19 somente às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30.

A decisão de manter a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos está respaldada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA), ocorrida na sexta-feira (17). A medida recomenda a imunização dos adolescentes acima de 12 anos, com ou sem comorbidades, em todo o estado.

Documentação – Para tomar a 1ª dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a 2ª dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação.

A dose de reforço será aplicada mediante apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando as duas aplicações. Os imunossuprimidos também devem apresentar o laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade.

Vacine-se! Vacina salva vidas!

Locais:

– Cruzada do Bem pelo Bem

Endereço: Rua Teodoro Sampaio – Boa Vista (próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade)

Horário: Das 8h às 14h

– Unidades de Saúde

Módulo Sul:

– ESF Nossa Senhora da Vitória, das 13h às 15h30;

– ESF do Ilhéus II, UBS do Hernani Sá e UBS de Olivença, das 8h às 11h30;

– UBS do Nelson Costa, das 13h às 16h

Módulo Norte:

– UBS Sarah Kubitscheck, das 13h às 16h30

– UBS Avenida Esperança, das 8h às 11h30

Módulo Centro:

– UBS Conquista, UBS Santa Dulce dos Pobres (Avenida Princesa Isabel) e ESF do Basílio, das 8h às 11h30;

– CAE III (antigo Sesp), das 13h às 16h30

Módulo Oeste:

– UBS Euler Ázaro e ESF do Salobrinho, das 8h às 11h30;

– UBS do Banco da Vitória, apenas às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30