Prefeito Augusto Castro reúne-se com autoridades de segurança para discutir estratégias de combate à criminalidade


Autoridades da segurança pública foram recebidas pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), nesta terça-feira, dia 14, para discutir estratégias de combate à criminalidade. No encontro, foi sinalizado o apoio necessário às Polícias Civil e Militar visando coibir ações similares ao episódio da sexta-feira passada.

Naquele dia, uma viatura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) foi atacada por bandidos em um condomínio popular na zona sudeste da cidade, quando também foi apreendida grande quantidade de drogas. Para mudar o foco, três veículos foram incendiados em diferentes pontos da periferia de Itabuna.

“A segurança pública é um tema que preocupa as autoridades da área de segurança, a Administração municipal e a população como um todo. Por isso, quando se fala em violência, precisamos unir a sociedade”, frisou o prefeito.

“Reunimos as forças de segurança, com o apoio da Guarda Civil Municipal, para definir ações efetivas nas principais localidades onde estão sendo registrados casos de violência e criminalidade”, acrescentou.

O prefeito Augusto Castro citou que em breve o município contará com um grande aliado na prevenção, o sistema de videomonitoramento num projeto com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Segurança Pública. “Ainda este ano nossa cidade vai contar com este sistema, sendo mais uma ferramenta que auxiliará na elucidação de crimes”, completou.

O Comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Ferreira Lopes, destacou que o episódio foi um fato isolado, embora reconheça que trata-se de uma situação delicada por envolver moradias populares. Ele citou que o conjunto habitacional encontra-se ao lado de outro ponto delicado que é o Conjunto Penal de Itabuna.

“É um assunto de solução complexa. Mas, com a união de vários setores da segurança pública daremos uma resposta efetiva a sociedade”, reforçou o comandante. Já o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Itabuna, Antônio Carlos Maldonado, destacou que foi bastante produtivo o encontro proposto pelo prefeito Augusto Castro.

“Trocamos informações importantes que, com certeza, auxiliarão nas estratégias de combate à criminalidade”, frisou o magistrado. Segundo ele, por meio de ações processuais houve a redução da população carcerária com a adoção de medidas previstas na Lei de Execuções Penais.

O encontro também contou com a presença da delegada de Polícia Civil Magda Figueiredo, do diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome, e do subcomandante da CIPE Cacaueira, Capitão PM Gérson Barbosa Júnior.

Ainda, o presidente da CDL, Carlos Veloso Leahy, os secretários municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, de Relações Institucionais, José Alcântara Pellegrini, de Transportes e Trânsito, Tales Silva, e o superintendente da Agência de Regulação de Serviços Públicos, Humberto Matos.