Ilhéus: Policlínica Regional será construída no terreno da antiga Petrobras


Terreno, antiga Petrobras fica em frente ao Supermercado Itão.

O Governo do Estado decretou de Utilidade Pública para fins de desapropriação, a área de 14 mil metros quadrados da antiga Petrobrás, na avenida Milton Santos, Tapera, zona norte de Ilhéus, para a implantação de uma Policlínica Regional de Saúde. A unidade que atenderá a média e alta complexidade visa descentralizar a assistência, regionalizando o atendimento ao cidadão.

A notícia é boa, já que contempla, com novos serviços, a saúde pública do município. No entanto, um detalhe chama a atenção no decreto recentemente publicado: o espaço onde funciona o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), que está inserido na área desapropriada, não tem a registrada a garantia de sua continuidade.

Na sessão de hoje (14), o diretor executivo do Cepedi, José Alfredo, foi o convidado da vereadora Enilda Mendonça (PT) para falar sobre o momento e a importância da entidade para o desenvolvimento do município. Fundado em 2002, o Cepedi surgiu com o objetivo de fornecer e capacitar mão de obra para atender o Pólo de Informática de Ilhéus. Organização de base tecnológica, nestes 19 anos atendeu mais de 50 empresas, com soluções que rodam em outros países, como México, Vietnã e Estados Unidos. O Cepedi continua tendo sua importância no polo, com soluções de grandes impactos. E atende, também, cursos tecnológicos da Universidade Estadual de Santa Cruz e de faculdades privadas da região. “Antes os egressos terminavam a graduação e iam trabalhar em outros centros, justamente por não existir um polo que pudesse contribuir com seu o talento. Agora já não é mais assim”, assegura o diretor executivo do Cepedi. Hoje a entidade conta com mais de 60 colaboradores entre contratados e bolsistas.

“Precisamos cobrar do governo do estado que altere o decreto de desapropriação e inclua e garanta o Cepedi na área onde já está funcionando – e bem”, destaca a vereadora Enilda. Nesse sentido, a parlamentar apresentou um requerimento para que o estado reconheça a necessidade de manutenção do espaço onde já funciona há muitos anos. O documento foi subscrito pelos vereadores Jerbson Moraes (PSD), Fabrício Nascimento (PSB), Sérgio do Amparo (Podemos), Edvaldo Neto (DEM), Ederjúnior dos Anjos (PSL), Aldemir Almeida (PP), Cláudio Magalhães (PCdoB), Ivete Maria (DEM), Ivo Evangelista (Republicanos), Augustão (PT) e Baiano do Amendoim (PSDB). Enilda lembra que quando o município de Ilhéus passou a responsabilidade da presidência do Conselho do Cepedi à Ceplac, também houve a cessão da parte do terreno para instalação do Centro de Pesquisa. Em parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com a UESC foi instalado o espaço Colaborar, que está pronto para ser inaugurado.

A Câmara de Ilhéus é uma das instituições sócio-fundadoras do Cepedi, ao lado da UESC, Prefeitura Municipal, Sindicato das Elétricos Indústrias de Aparelhos Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Comercial e Industrial de Ilhéus.