Caminhoneiros bloqueiam rodovias federais da Bahia


Caminhoneiros fazem bloqueio em trecho da BR-242, em Luís Eduardo Magalhães, nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/TV Bahia.

Caminhoneiros realizam, nesta quinta-feira (9), bloqueios em ao menos duas rodovias federais que cortam a Bahia.

Um deles ocorre na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado, e começou na terça-feira (7); enquanto outro é realizado em trecho da BR-116, na saída de Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

Ontem, quarta-feira, foi registrado bloqueio na BR 101, em Itabuna. A PRF foi acionada e desbloqueou a via.

Segundo os caminhoneiros, os protestos são em apoio aos atos que ocorreram na terça-feira (7) no país, em favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defenderam pautas antidemocráticas e contra a Constituição Federal, como a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) gravou áudio, na noite desta quarta-feira (8/9), pedindo aos caminhoneiros para liberarem as estradas do país. Na gravação, obtida pelo G1, Bolsonaro aparece dizendo que o bloqueio atrapalha a economia.

“Fala para os caminhoneiros aí, que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação e prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres”, falou.

“Então, dá um toque no caras aí, se for possível, para liberar , tá ok? Para a gente seguir a normalidade. Deixa com a gente em Brasília aqui e agora. Mas não é fácil negociar e conversar por aqui com autoridades. Não é fácil. Mas a gente vai fazer a nossa parte aqui e vamos buscar uma solução para isso, tá ok? E aproveita, em meu nome, dá um abraço em todos os caminhoneiros. Valeu”, continuou.