Museu da Capitania de Ilhéus recepciona representantes de Canavieiras


Neste último sábado (17/07/2021), em retribuição à visita técnica realizada pela equipe do CEPOI/Museu da Capitania de Ilhéus -MCI em Canavieiras, foram recepcionados em sua sede, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Canavieiras, e, a sociedade civil organizada daquela localidade para conhecer não apenas o projeto do Museu, mas suas dependências. A equipe de Canavieiras composta por: José Amorim Cruz – Secretário de Cultura, Antonio Moura – Artesão e Diretor da Biblioteca Pública, Caio Peltier Loureiro – Associação Apaixonados por Canavieiras, Eliomar Thesbita – Artista Plástico representando a Associação Movimento Cultural de Canavieiras (AMOC).

O encontro foi coordenado pelo professor Geraldo Magela e Rogério Matos que apresentaram o Museu da Capitania e sua equipe, demonstrando que o apoio da comunidade, para qualquer unidade museográfica é o segredo para o sucesso. Denotou ainda que o Museu está entre um dos maiores do interior do Estado da Bahia, e, que o reconhecimento desta unidade vem do trabalho voluntário de historiadores, doadores, museólogos, artistas, produtores culturais, contando com o apoio do Prefeito Mário Alexandre e do Secretário de Cultura e Turismo – Fábio Junior, todos com o objetivo de construir em Ilhéus, um grande Museu que corresponda a sua história, e que sem estas pessoas vocacionadas, seria apenas, mais um lugar vazio e sem uso para a região e seu povo.

Encantados com a estrutura e o espaço do Museu, Geraldo Magela propôs a criação de uma Rede de Museus vinculados ao Museu da Capitania de Ilhéus, e que através da expertise do grupo atual pudessem ser criados pequenos Museus nas cidades turísticas. A ideia teve uma resposta positiva, pois cada cidade teria sua cultura e história resgatada e salvaguardada, sendo criado grupo de trabalho para implantação na cidade de Canavieiras. O Secretário de Cultura de Canavieiras informou que o Prefeito Dr. Almeida está muito interessado e que já tomou providências para a implantação de unidade museográfica neste município.