Leite se diz arrependido de voto, mas nega ter dado apoio a Bolsonaro: “Não juntei meu sobrenome ao dele”


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pré-candidato à Presidência em 2022, se disse arrependido de ter votado em Jair Bolsonaro (sem partido), em 2018.

“Infelizmente foi um erro aquele voto, como foi um erro para milhões de brasileiros. Aquele voto foi pela mudança e infelizmente o que a gente viu foi essa falta de compaixão, de sentimento humano e de estratégia. Em 2022 temos que fazer um trabalho para colocar o país no rumo da serenidade e criar uma política econômica que ajude a desenvolver o país”, disse.

As declarações foram dadas em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metropole. Leite disse ainda que, embora tenha votado em Bolsonaro, não o apoiou publicamente.

“Eu não dei apoio ao Bolsonaro. Apoio é fazer campanha junto, pedir votos, defender uma candidatura. E isso eu não fiz, em absoluto. Eu não juntei meu sobrenome ao do Bolsonaro, como fez meu adversário no Rio Grande do Sul. Eu não fiz nada de campanha, mas declarei como cidadão qual seria o meu voto. As razões e as críticas que eu tinha. O que eu disse foi: entre um modelo político que gerou escândalos de corrupção muito graves, o PT tinha apresentado bilhões de reais desviados de recursos públicos. Entre um modelo que gerou tanto transtorno para a população, e um outro caminho que tinha falas muito ruins do ponto de vista civilizatório, do respeito às pessoas, aquilo me incomodava profundamente, eu iria dar o voto a Bolsonaro porque entendia que o outro modelo aprofundaria um problema econômico que a gente já tinha. Reconheço que acabei menosprezando a capacidade do presidente Bolsonaro de fazer o mal, de forma até cruel”, disse.

Ouça a entrevista:

Informações do Metro1.