Aniversário de Ilhéus será marcado por entrega de obras, palestras e live com artistas locais


Vista aérea de Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial para comemorar os 487 anos da cidade. Entre as principais ações, entrega de importantes obras e a segunda edição da Live Solidária Viva Ilhéus, que reúne diversos artistas locais. Abrindo o calendário festivo, o ministro João Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), proferiu palestra na sexta-feira (25) para prefeitos e servidores dos órgãos de controle interno dos municípios.

Neste sábado (26), a Prefeitura vai entregar o prédio da Escola Municipal Professor Paulo Freire, no Teotônio Vilela, totalmente revitalizado. “O momento ainda é desafiador, mas trabalhamos para concluir e entregar obras que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Isso me deixa extremamente feliz. Todo trabalho realizado é fruto do empenho das pessoas que acreditam no desenvolvimento econômico e social da nossa amada Ilhéus. Em breve vamos anunciar novos e importantes projetos na infraestrutura, saúde e no desenvolvimento social. Sem dúvida, meu sentimento é de dever cumprido”, enfatizou o prefeito Mário Alexandre.

No domingo (27), as ações seguem com entrega dos mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado, na Conquista; da Escola Municipal Dom Eduardo, na Princesa Isabel; da Quadra Poliesportiva do Banco da Vitória e visita ao Salobrinho para vistoria final e entrega do asfalto. Na segunda-feira (28), aniversário da cidade, a agenda de atividades será iniciada com alvorada; hasteamento da bandeira; missa solene na Catedral São Sebastião e entrega do Complexo de Ensino, composto pelo Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) e pelas escolas Heitor Dias e Perpétua Marques.

Como parte da programação de aniversário, a Prefeitura promoverá a segunda edição da Live Solidária Viva Ilhéus. O evento, que integra o calendário turístico e cultural, será realizado para arrecadar alimentos em prol da classe artística local e das famílias cadastradas nas creches municipais. Em clima de descontração e muito alto astral, o público poderá acompanhar a transmissão na segunda-feira (28), através das redes sociais e do canal oficial da Prefeitura e da Rede Portal no YouTube, com início às 14h.

O prefeito Mário Alexandre lembrou a relevância da iniciativa em um período no qual muitas famílias enfrentam dificuldades. “Aproveitamos a importância cultural que o Viva Ilhéus possui para pedir à população que se solidarize com essa causa. Não podemos perder a coragem, a fé e a esperança. Então, se puder, faça a sua doação”.

As doações podem ser realizadas por depósito bancário e Pix:

Caixa Econômica Federal – Agência: 19-1 – Conta: 76846-4 ou via Pix, através da chave: JC476895. O valor será revertido em alimentos.

Ainda na segunda-feira, será realizado o I Encontro de História Regional de Inverno da Capitania de Ilhéus. A programação do encontro será dividida em dois turnos, com início às 10h e às 14h, através dos links nas bios dos perfis no Instagram: @ilheus500anos; @museu_dacapitaniadeilheus e @casajorgeenacib e pelo canal do Teatro Popular de Ilhéus no YouTube, no link: https://www.youtube.com/teatropopulardeilheus

Dando continuidade à agenda de atividades, na terça-feira (29), gestores de Ilhéus, de municípios da região sul da Bahia e representantes do trade turístico participarão da palestra proferida pelo ministro do Turismo, Gilson Machado. Na ocasião, também será apresentado o projeto “Ilhéus 500 Anos”, com a presença do ministro da Cidadania, João Roma; do secretário Especial de Cultura, Mário Frias; do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito; e do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar.

A programação em comemoração aos 487 anos de Ilhéus será encerrada no dia 30 de junho, quarta-feira, com a entrega da Escola Municipal Dr Nelson D’ Oliveira, no Nelson Costa; da Casa de Cultura Jorge Amado e Nacib, em Olivença; da Escola Municipal Santo Antônio, na zona rural da cidade e da sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (CREAS-PAEFI), construída no Malhado.

Carinhosamente chamada de Princesinha do Sul, a cidade é sinônimo de desenvolvimento econômico e social e abriga importantes investimentos, como o Porto Sul e a ponte estaiada, primeira do estado construída nesse modelo. São 487 anos de fundação e história e 140 anos de emancipação política do município, que também é terra-mãe do Brasil.