Covid-19: Decreto proíbe fogueiras, fogos e venda de bebida alcoólica em Ilhéus


Centro de Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus vai publicar na edição do Diário Oficial desta terça-feira (22) decreto com novas medidas de enfrentamento da Covid-19. As regras ficarão em vigência entre 23 e 29 de junho, mantendo o toque de recolher das 23h às 5h. A norma proíbe ainda o acendimento de fogueiras, a venda e queima de fogos de artifícios até 27 de junho. Conforme o texto, fica suspensa a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por sistema de entrega em domicílio, das 18h do dia 25 de junho até às 5h do dia 28 de junho de 2021.

De acordo com o documento, também fica vedada a utilização de caixas térmicas, de isopor, coolers e similares para guarda e manutenção de bebidas alcoólicas, em vias públicas, após às 20h30, entre os dias 23 e 29 de junho. A medida visa desestimular a permanência nos logradouros e equipamentos públicos, em atendimento ao toque de recolher e às medidas restritivas para conter aglomeração e o contágio pela Covid-19.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e similares, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência. Também estão autorizados, excepcionalmente, desde que respeitados os protocolos sanitários e em atendimento ao disposto no decreto estadual nº 20.400/21, os eventos exclusivamente científicos, profissionais e institucionais, com público limitado de 50 pessoas.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, sejam atendidos os medidas de prevenção, com distanciamento social adequado, uso de máscaras e limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local. Segundo o documento, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Seguem vedados eventos recreativos em logradouros públicos ou privados; cerimônias de casamento; circos; parques; solenidades de formatura; passeatas e afins no período de vigência do decreto.

O último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (22) contabiliza 18.408 pessoas curadas e 184 pacientes infectados pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 26 abrigam pacientes de Ilhéus e 33 estão ocupados com pacientes oriundos de outras cidades baianas. Os dados são informados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).