Novo cronograma de vacinação em Itabuna inclui faixa etária de 45 anos


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, divulgou novo calendário de vacinação contra o virus da gripe (Influenza) e Covid-19 na semana de 21 a 25 de junho em Itabuna. Por isso, a população deve ficar atenta aos dias, horários e locais.

De segunda-feira, dia 21 até sexta-feira, dia 25, das 8 às 11 horas, nas Unidades Básicas (uns) e de Saúde da Família (USF) prossegue a vacinação de Influenza (gripe) para os grupos prioritários, que incluem idosos acima de 60 anos, criança de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; professores, profissionais de saúde da rede pública e particular.

Também pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente (física, auditiva, visual e mental), trabalhadores no transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros; Forças Armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema e população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

A documentação exigida é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência. Aos profissionais é necessária a apresentação da Carteira Profissional ou crachá. E, para as pessoas com deficiência, é necessário o relatório ou receita médica atualizada (6 meses) com CID.

Ainda nas UBS e USP, no período vespertino, das 13 às 16 horas, prossegue a vacinação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

Entre segunda-feira, dia 21, e a sexta-feira, dia 25, (à exceção do dia 24, por causa do feriado de São João), serão vacinadas pessoas com idade a partir de 45 anos completos, nascidas entre janeiro e dezembro. E também, pessoas a partir de 18 anos com comorbidades.

A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Para quem tem comorbidade, também é necessário apresentar o relatório médico atualizado (6 meses) com CID.

LACTANTES

No cronograma semanal da vacinação contra Covid-19, também no período vespertino, das 13 às 16 horas, nas UBS e USF, estão incluídas as lactantes maiores de 18 anos, a partir do 46º dia pós-parto até o 12º mês de amamentação.

As lactentes precisam apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Na terça-feira, dia 22, será aplicada a 1ª dose da vacina Pfizer contra Covid-19 para gestantes e puérperas que ainda não se vacinaram. A aplicação será das 8h30min às 13 horas, em dois locais: Faculdade Santo Agostinho (Bairro Nova Itabuna) e UniFTC (Centro).

As mulheres desse grupo tem que apresentar RG, CPF ou Cartão SUS, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do Ultrassom ou do Cartão de Pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). As gestantes e puérperas atendidas por convênios e particulares devem realizar o cadastro na Atenção Básica, através das UBS e USF.