Associação de Canoagem de Itacaré participa das ações do Junho Verde


A Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) também está participando do Programa Junho Verde, um projeto desenvolvido pela Prefeitura que tem o objetivo de promover um mês inteiro de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente. A ACI recebeu do secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy, as lixeiras para armazenar o lixo seco e molhado produzido nas dependências do Centro de Canoagem.

E como parte do trabalho de conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, os alunos serão instruídos para separar o lixo seco e molhado. E além disso, todo o lixo molhado recolhido dos prédios públicos de Itacaré será doado para a ACI, que já tem um centro de compostagem para utilizar na horta comunitária que foi implantada pela associação, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e Esportes, Mulher e Juventude.

A proposta da horta é garantir a ocupação dos estudantes nos períodos em que não estão realizando as atividades escolares e despertar desde já nas crianças e adolescentes o respeito com o meio ambiente e os cuidados na produção e consumo de verduras e hortaliças. Os alunos são voluntários e ajudam na limpeza e plantios das hortaliças, coentro, salsa, couve, rúcula, manjericão entre outros temperos. O resultado da colheita serve para alimentar os alunos nas refeições feitas no próprio Centro de Canoagem. Parte da colheita também está sendo levada para o consumo dos alunos em suas casas.

Já a coleta seletiva com a doação do lixo molhado para a unidade de compostagem da horta da ACI faz parte das ações de sustentabilidade do Junho Verde, que inclui programas importantes como o da recuperação de nascentes, inauguração de viveiros, criação do programa de educação ambiental e o Lixão Nunca Mais, que garante uma nova destinação dos resíduos sólidos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que o Junho Verde tem como proposta principal conscientizar os moradores e turistas sobre a importância da conservação da natureza, patrimônio e beleza que fazem de Itacaré um dos lugares mais visitados do Brasil.