SINDPOC crítica remanejamento das equipes de inteligência da PCBA


Presidente do Sindopc, Eustácio Lopes.

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) visitou na noite de quarta-feira (9) o Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), onde acompanhou rondas em agências bancárias durante a madrugada desta quinta-feira (10).

O presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, criticou o remanejamento de quatro equipes da Polícia Civil, responsável por atividades de inteligência e investigação, para realizar trabalho ostensivo em conjunto a quatro equipes da Polícia Militar. As equipes das Delegacia de Homicídios (DHPP), Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR), Delegacia de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) e do COI foram as cooptadas a executar as diligências de rondas.

O SINDPOC pontuou que os investimentos do Estado nesse tipo de operação não se justificam e não possuem finalidade dada a área técnica da equipe da Polícia Civil e a ineficiência do direcionamento deste trabalho. Comprovando a falta de eficácia das rondas, o presidente Eustácio Lopes citou a explosão de uma agência bancária em Camaçari, durante a madrugada de quinta-feira (10).

A falta de estratégia e de planejamento do Estado, que pretere a população e favorece banqueiros foi criticada pelo presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, que sugeriu que as equipes que fizera parte das rondas fossem empregadas na proteção de cidadãos que sofrem com a onda de violência e assaltos a transportes coletivos como os ocorridos na última terça-feira (8).