Parceria da Uesc, Secti e Cepedi viabiliza Espaço Colaborar em Ilhéus


Numa parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Ilhéus terá um ambiente de coworking idealizado para potencializar o empreendedorismo local. A sala do Espaço Colaborar será instalada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), situado na Avenida Professor Milton Santos, Tapera, em Ilhéus.

O projeto, que é conduzido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tem por objetivo potencializar empreendedores e pequenos negócios voltados para a área de inovação. O local está disponível para aqueles cujo foco é o ecossistema de inovação, composto por pesquisadores, empreendedores, donos de micro e pequenos negócios, etc., onde eles podem realizar reuniões de trabalho, encontros profissionais, entrevistas, treinamentos, palestras, entre outros.

O Espaço Colaborar é uma sala com ferramentas para trabalho como computadores, mobílias de escritório, tipo mesas e cadeiras, acesso à internet, além de televisão e aparelho de videogame para momentos de descontração entre compromissos profissionais.

Para o reitor da Uesc e presidente do Conselho Administrativo do Cepedi, Dr. Alessandro Fernandes, o Espaço Colaborar é um benefício para a população, principalmente os mais jovens que desenvolvem pesquisas e projetos construindo parcerias com agentes de inovação para potencializar o desenvolvimento da região e, especialmente a cidade de Ilhéus. A Universidade, juntamente com o Cepedi, acredita que será benéfico para o futuro da cidade e dos novos empreendedores”.

O Espaço Colaborar faz parte de uma ação da Secti, denominada Espaços Dinamizadores, com o objetivo de oferecer à população locais de coworking, pesquisa e desenvolvimento de projetos. Além do Colaborar, outros ambientes estão previstos no projeto, como, por exemplo, os espaços Fazer, Inovar e Fortalecer.