Ilhéus: Vereador Ivo cobra tramitação do processo de avaliação de contas de Jabes e Marão na Câmara


Um dos mais experientes parlamentares da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Ivo Evangelista (Republicanos), que exerce o seu quarto mandado no Palácio Teodolindo Ferreira, cobrou da Mesa Diretora que adote, de imediato, procedimentos necessários e regimentais para tramitação e conclusão do processo de avaliação de contas de administrações passadas, que se encontram paradas há algum tempo na Casa.

A medida é para que sejam encaminhadas as prestações de contas para as Comissões Técnicas da Câmara, especialmente a de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos. De acordo com levantamento de Evangelista, as contas de 2015, do ex-prefeito Jabes Ribeiro, por exemplo, foram aprovadas pela casa em 2019. Mas, segundo o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ainda se encontram sob os cuidados do Poder Legislativo.

Já sobre as contas de 2016, também de Jabes, reprovadas pelo TCM, ele revela a existência de um ofício informando que a documentação foi entregue à Câmara em maio de 2019. Mas estas não chegaram às comissões permanentes da Casa e, por isso, não foi feito o devido processo legal de tramitação e julgamento.

O mesmo acontece com a gestão de 2017, do prefeito reeleito Mário Alexandre. As contas foram aprovadas, com ressalvas, pelo TCM e o tribunal também já informou que a documentação encontra-se, para análise, no Poder Legislativo municipal, desde 2018.

O vereador Ivo Evangelista destaca que a Câmara de Ilhéus possui um grande instrumento que organiza o processo para a apreciação das contas anuais. Trata-se da Resolução 914, de 2020, de sua autoria, que disciplina o julgamento das contas. “É preciso entender o motivo de todo esse atraso”, criticou, ao cobrar providências à Mesa Diretora atual.