Pedro Tavares diz que aprovação da MP 1016 é um avanço para os produtores de cacau que há anos pedem a renegociação das dívidas


O deputado estadual Pedro Tavares (DEM), destacou a importância para os produtores de cacau da Bahia, da MP 1016, aprovada ontem na Câmara dos Deputados. Tavares lembrou a luta histórica da categoria e o esforço conjunto, com a participação do seu mandato, também do deputado federal Leur Lomanto Jr, do presidente municipal do Democratas de Ilhéus, Valderico Júnior e de representantes do setor para que avançassem em âmbito federal, as demandas em favor da lavoura cacaueira no sul baiano.

“Esse momento representa um grande avanço para todos nós que sempre estivemos ao lado dos produtores de cacau da Bahia, em busca da renegociação das dívidas adquiridas há décadas. A lavoura cacaueira sempre foi uma das bandeiras do nosso mandato. Continuarei na luta para que mais benefícios cheguem a esse setor que tanto vem sofrendo ao longo dos anos”, afirmou.

Tavares parabenizou o deputado Leur Lomanto Jr., a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), a Federação de Agricultura da Bahia (Faeb) e todos os envolvidos que conseguiram incluir na MP, a permissão para o parcelamento dos débitos dos produtores de cacau. “Esse é o resultado de uma unidade em torno da lavoura cacaueira. Esperamos a aprovação no Senado”, enfatizou.

Pela MP será permitido que o produtor pague o valor da dívida com descontos de até 80%, no prazo de 10 anos, com o início do pagamento a partir de 2023.

Tavares participou de audiências em Brasília ao lado de Lomanto Jr. e demais representantes para solicitar à ministra Tereza Cristina atenção às pautas da lavoura cacaueira. Em uma das audiências em 2019, os deputados entregaram uma carta com propostas que visam resgatar o desenvolvimento da economia do cacau, na região sul da Bahia.