Itacaré continua com entrega de livros e atividades para alunos da zona rural


Acompanhar cada estudante da rede municipal para observar o desempenho escolar, levar atividades escolares, livros, conteúdos e esclarecer as dúvidas dos alunos das comunidades mais distantes e de difícil acesso. Esse é um trabalho que vem sendo realizado regularmente pela Prefeitura de Itacaré, que além de desenvolve as aulas remotas nas mais diversas redes sociais e realizar o acompanhamento pedagógico, ainda vai até o estudante para ajudar na complementação do ensino.

E essa semana a equipe da Secretaria Municipal de Itacaré foi mais uma vez até as comunidades ribeirinhas para levar os livros, atividades e máscaras para os estudantes. O trabalho começou logo cedo, subindo o Rio de Contas. Na bagagem livros, atividades escolares e a alegria de levar conhecimentos para os alunos. Como em todas as visitas, em cada parada nas comunidades próximas ao rio a emoção tomou conta da equipe com o carinho dos pais e estudantes. Além das atividades, os professores tiravam as dúvidas dos pais e alunos. “Cada visita é um novo encontro e uma nova emoção. Uma sensação maravilhosa, transformando nossas vidas e renovando a cada dia o nosso compromisso com a educação, informou a equipe da Secretaria de Educação.

Considerado como um dos primeiros municípios da região a adotar o ensino remoto do ano letivo contínuo 2020/2021, Itacaré continua com as atividades on-line e com a entrega para as atividades para os estudantes da rede municipal tanto da sede como dos distritos e da zona rural. E uma das novidades é o atendimento também para os estudantes com necessidades especiais. Para esse atendimento a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou grupos de WhatsApps com os pais e oferece todo o apoio de psicólogos e psicopedagogos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, até o momento estão sendo atendidos com as aulas online, acompanhamento pedagógico e atividades escolares impressas cerca de 85% dos alunos da rede municipal de ensino de Itacaré, mas a busca ativa continua para atender beneficiar um número cada vez maior de estudantes. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que tudo está sendo feito para garantir aos estudantes a conclusão do ano letivo 20201/2021, num sistema totalmente dentro da legislação em vigor e de forma a garantir o conteúdo aos alunos.

Os estudantes com necessidades especiais também têm o atendimento específico, com cada aluno com a sua atividade diferente, a partir da sua realidade e dificuldade. E no grupo de WhatsApp os educadores orientam os pais sobre como proceder para ajudar o aluno a desenvolver as atividades. Qualquer dúvida o pai pode procurar o CEEI, que funciona ao lado da Secretaria de Educação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Os responsáveis também podem ir ao local para fazer a retirada do material impresso.