Geder Gomes é nomeado desembargador do Tribunal de Justiça


O procurador de Justiça, Geder Gomes, é nomeado desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, na vaga destinada constitucionalmente ao Ministério Público. Ele foi escolhido pelo governador Rui Costa e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 15. Natural de Feira de Santana, Geder Gomes, tem 58 anos e tornou-se bacharel em Direito pela Universidade São Francisco-SP, em 1987. Foi Policial Federal entre 1984 e 1992.

Ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia em 1992, onde atuou como Promotor de Justiça nas Comarcas de Wenceslau Guimaraes, Gandú, Ituberá e Valença. Promovido para a Capital em 1996, atuou nas promotorias Distrital de Itapagipe, Execuções Penais e exerceu os cargos de promotor-corregedor e coordenador do Centro de Apoio de Segurança Pública.  Atuou como diretor da Associação do Ministério Público da Bahia- Ampeb por dois mandatos e foi secretário-geral do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública- Cisp.

Promovido à procurador de Justiça, em 2013, foi também secretário-geral do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos–CIRA, assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça e procurador-geral de Justiça Adjunto Para Assuntos Jurídicos. Atuou como presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas-Conapa-MJ, presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária-MJ, presidente do Instituto Brasileiro de Execução Penal – IBEP, membro do Conselho Nacional de Segurança Pública- CONASP-MJ e da Comissão da ONU para revisão das regras mínimas para o tratamento do preso.

Geder Gomes é também professor de Direito Penal de Graduação e Pós Graduação. Ele é pós-graduado em direto, pela Ucsal, mestre em direito público pela Ufba, doutor em Ciências Jurídicas Penais, pela Universidade Autônoma de Lisboa- Portugal e pós – doutor em Direito Penal, pela Universidade de Pádua- Itália.