Comissão de Vereadores se reúne com Desenvolvimento Social para discutir sobre população em situação de rua


Na manhã desta segunda-feira (12), membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Seguridade Social, Família, e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores de Ilhéus participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus.

Os vereadores membros da comissão, Cláudio Magalhães, presidente, Alzimário Belmonte, vice-presidente, e Fabrício Nascimento dialogaram com Rubenilton Silva, secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Pestana, psicólogo e coordenador da equipe de abordagem social e José Carlos Fernandes assistente social e coordenador, profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Na ocasião, o encontro discutiu a situação da população que vive nas ruas de Ilhéus. A equipe do Centro POP apresentou aos vereadores um diagnóstico sobre o perfil dessas pessoas, evidenciando que a maioria delas são oriundas de municípios circunvizinhos e até mesmo algumas vindas de outros países como Argentina, Venezuela e Colômbia, esta migração de estrangeiros diminuiu após a pandemia da Covid-19, porém aumentou o número de brasileiros em situação de rua.

Os vereadores da Comissão de Direitos Humanos relataram sobre as pessoas, em situação de rua, que ocuparam parte dos logradouros públicos da Avenida Dois de Julho, fato que vem causando alguns constrangimentos e transtornos, segundo moradores e comerciantes locais.

De acordo com o vereador Cláudio Magalhães, ao final do encontro, ficou acordado entre a comissão e o secretário Rubenilton que será organizada uma reunião com as secretarias de Saúde, Ordem Pública e Serviços Urbanos, para o planejamento de acolhimento e outras ações direcionadas a população de rua, em especial voltada para a Avenida Dois de Julho.

“Estamos buscando uma ação conjunta com essas secretarias para amenizar o sofrimento dessas pessoas que se encontram em situação de rua aqui no município de Ilhéus. É importante que a gente some esforços para buscar soluções que possam dar dignidade a essas pessoas”, disse Cláudio Magalhães.