Pedro Tavares diz que concessão de trecho é grande passo para que Fiol avance e leve mais desenvolvimento a região Sul


O deputado estadual Pedro Tavares (DEM), comemorou o leilão para a escolha da empresa, que irá concluir e operar o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1), entre Caetité e Ilhéus, um grande passo para que o sonho desse projeto seja realizado e leve mais desenvolvimento econômico para a região sul da Bahia.

“Há muito tempo temos o anseio de que a obra avance para que haja mais oportunidade de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda em nosso estado. A concessão desse primeiro trecho entre Caetité e Ilhéus traz expectativas muito positivas, de que a partir de agora o projeto será concretizado, mudando definitivamente o cenário econômico e social da região sul”, afirmou.

Nas reuniões da Comissão da FIOL e Porto Sul na Assembleia Legislativa da Bahia, Tavares já cobrava: “O que a gente quer é que o trem entre nos trilhos e que a ferrovia deixe de ser um sonho e vire realidade”, disse em uma das sessões.

Além de concluir os 25% finais da obra e operar o trecho por 35 anos, totalizando R$3,3 bilhões em investimentos, a tendência é que sejam criados 55 mil empregos diretos e indiretos.

A Bahia Mineração S/A (Bamin) foi a vencedora da concessão da Ferrovia, com lance mínimo de R$32,7 milhões, em leilão realizado ontem, em São Paulo.