Bahia: SINDPOC denuncia casos de nepotismo dentro da Polícia Civil


Foi veiculada na imprensa, que nesta quarta-feira (8), o “motorista vip” do ex-delegado Geral da Polícia Civil foi detido pela Rondesp se passando por policial civil. Diego Emanuel Carneiro dos Santos, confessou que é cargo comissionado, com ele foi encontrado cédula de identidade da polícia civil, um distintivo e o carro funcional da SSP.

Para o presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, os casos de pessoas contratadas através de cargos comissionados se passando por policiais civis não é uma novidade dentro da instituição.

“Esses cargos comissionados que deveriam serem ocupados pelos policiais nas condenações de investigação, cartório e plantão, foram disponibilizados para beneficiar parentes e amigos de gestores, em detrimento dos Policiais Civis que combatem a criminalidade e arriscam suas próprias vidas, isso é vergonhoso”, explicita Lopes.

Segundo o Sindpoc, é necessário que a nova Delegada Geral, Heloísa Brito, apure as nomeações, muitas vezes por grau de parentesco do antigo gestor dentro da Polícia Civil. Os casos de nepotismo dentro do DEMEP são assustadores e o sindicato cobra providencias.

“O SINDPOC defende a realização de concurso público, não podemos permitir contratações indiretas, através de cargos políticos para setores tão estratégicos, a nova gestão precisa averiguar quem são esses agentes administrativos que maculam a imagem de uma instituição séria que é a Polícia Civil”, pontua Eustácio.

Confira o vídeo com o presidente do Sindpoc: