Zona Azul será reimplantada em Itabuna


O prefeito Augusto Castro entregou ao Líder do Governo Manoel Porfírio (PT), nesta terça-feira, dia 30, para apreciação pela Câmara Municipal de Vereadores, o projeto de lei que vai permitir a reimplantação do Sistema de Estacionamento Rotativo Remunerado (Zona Azul) nas avenidas, ruas e praças do centro de Itabuna. A proposta é, além de oferecer uma maior quantidade de vagas, estimular a economia local e criar 100 novos empregos diretos.

A medida foi tomada depois de estudos prévios e pareceres da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) e do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito que observaram as normas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e os locais onde o sistema será implantado. De acordo com o projeto, inicialmente as novas ofertas de vagas abrangem as áreas centrais onde o fluxo de veículos é mais intenso.

Com a implantação do sistema de estacionamento rotativo, a Prefeitura garantirá maior mobilidade pública das vagas, facilitando a vida de toda a população local e regional que se utiliza do comércio e da estrutura de serviços da cidade para negócios. Além disso, são muitas as pessoas que buscam diariamente a prestação de serviços em áreas como saúde e educação oferecidos pelo município.

O prefeito Augusto Castro destaca que a implantação da Zona Azul atende à demanda de motoristas, condutores de veículos automotores e pedestres e, principalmente dos comerciantes, beneficiando toda a cadeia produtiva do município. Ele diz, ainda, que sem a Zona Azul, muitas instituições ligadas ao comércio alegam dificuldades.

Isto porque, muitos consumidores e usuários dos prestadores de serviços, tanto de Itabuna, quanto de cidades circunvizinhas, deixam de comprar ou serem atendidos no centro da cidade pela dificuldade de encontrar um local para estacionamento de veículos automotores.

“Com o sistema rotativo de volta, haverá mais disponibilidade de vagas”, assegura o prefeito, que está confiante na aprovação do projeto de lei pelos vereadores. Na campanha, Augusto Castro assegurou que trabalharia pela criação de um ambiente de negócios para favorecer a abertura de novos negócios e criação de novos empregos tendo como destinatários os jovens egressos de cursos técnicos e de cursos superiores.