Itacaré entrega livros e atividades para alunos das comunidades ribeirinhas


Levar as atividades, livros e o acompanhamento pedagógico para os estudantes da rede municipal de Itacaré que não tem acesso à internet, para que possam receber os conteúdos escolares e acompanhar o ano letivo. Esse é o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, que vem buscando a atender um número cada vez maior de alunos com as aulas do ensino remoto do ano letivo contínuo 2020/2021.

E essa semana a equipe da Secretaria Municipal de Itacaré foi até as comunidades ribeirinhas para levar os livros, atividades e máscaras para os estudantes. O trabalho começou logo cedo, subindo o Rio de Contas no barco da Secretaria Municipal de Saúde. Na bagagem livros, atividades escolares e a alegria de levar conhecimentos para os alunos.

Em cada parada nas comunidades próximas ao rio a emoção tomava conta da equipe com o carinho dos pais e estudantes. Além das atividades, os professores tiravam as dúvidas dos pais e alunos. “Uma sensação maravilhosa, indescritível e que vai marcar para sempre a nossa vida profissional e pessoal”, informou a equipe da Secretaria de Educação.

Em todo o município de Itacaré aulas da rede municipal de ensino do ano letivo contínuo 2020/2021 vem sendo realizadas com sucesso nas redes sociais e na entrega de atividades e contando com a participação de um número expressivo de professores e alunos, das mais diversas unidades escolares, tanto da sede como dos distritos e da zona rural. Os pais e responsáveis pelos estudantes com acesso restrito ou sem acesso à internet estão sendo orientados a comparecerem na unidade escolar para retirar os materiais pedagógicos elaborados pelos professores, que já estão sendo distribuídos desde o início das aulas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, o responsável pelo aluno deve retornar à escola a cada semana ou quinzena para retirar os próximos materiais de estudo. As atividades elaboradas terão a avaliação dos professores e a validação como hora-aula neste ano letivo. Ela explica que os estudantes com acesso a internet podem entrar nas redes sociais da unidade escolar para realizar as atividades elaboradas pelos professores com acompanhamento pedagógico.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que tudo está sendo feito para garantir aos estudantes a conclusão do ano letivo 20201/2021, num sistema totalmente dentro da legislação em vigor e de forma a garantir o conteúdo aos alunos. A medida faz parte do calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e discutido com os mais diversos segmentos, incluindo os pais, alunos, APLB-Sindicato, professores, servidores e escolas públicas e particulares.