Pedro Tavares diz que Poder Público precisa buscar entendimento com setores para melhorar transporte público de Ilhéus


Deputado Pedro Tavares.

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM) ao participar da audiência pública remota, da Câmara de Vereadores para discutir o transporte público de Ilhéus, cobrou mais empenho do poder público municipal na fiscalização e busca por melhorias do serviço na cidade. O parlamentar destacou a iniciativa do Legislativo municipal em debater o assunto. A audiência foi solicitada pelo vereador Augustão (PT) e aprovada pelos demais vereadores.

Ciente dos problemas do transporte no município e das queixas da população, o parlamentar demonstrou sensibilidade com a questão e sugeriu a criação de uma Comissão a ser formada pelos poderes Executivo e Legislativo, membros da sociedade civil e do Conselho Municipal de Transporte. Segundo Tavares, o objetivo é definir “ações concretas”, voltadas a melhorar a qualidade do transporte no município.

“Lamentavelmente, todos os dias, as pessoas que dependem do transporte público em Ilhéus sofrem com a superlotação. A população paga pelo serviço, portanto precisa ter uma oferta maior e com mais qualidade. O serviço precário vem afetando principalmente os passageiros dos distritos”, afirmou.

Segundo Tavares, essa preocupação se justifica ainda mais com o atual momento de pandemia, em que está sendo recomendado o distanciamento e a ausência de aglomeração, como forma de evitar a proliferação do vírus.

Ele citou o exemplo “positivo” de Itabuna, onde depois de 11 meses sem transporte, a gestão municipal destravou os impasses e disponibilizou ônibus novos, sem aumento de tarifa.

“Em Itabuna houve um grande avanço. É preciso que Ilhéus se mobilize nesse sentido. O poder Legislativo está fazendo a sua parte de reunir autoridades e entes da sociedade para discutir, agora é preciso que o Executivo fiscalize mais o serviço, cobre mais e busque um maior entendimento com o setor. O que não pode é a população que precisa continuar com essa pequena oferta de ônibus e encontrando um transporte público lotado todos os dias”, ressaltou.