Governador faz apelo para que municípios cumpram as medidas restritivas


Foto arquivo.

Na manhã desta quarta-feira (17), o governador Rui Costa fez um apelo aos prefeitos e prefeitas para que não flexibilizem as medidas restritivas e sigam cumprindo os decretos estaduais. Ele alertou que a situação é muito grave em todo o país e informou que, apesar de as taxas de crescimento e de contágio pela covid-19 terem diminuído na Bahia nos últimos dias, a demanda por leitos de UTI ainda é muito alta.

Áudio: 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou também que fez reuniões com prefeitos para solicitar agilidade na vacinação com o objetivo de reduzir a pressão sob o sistema de saúde do estado. Além disso, informou que o novo lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas hoje para os municípios baianos ainda têm como público alvo idosos com mais de 75 anos de idade.

“Eu tenho me reunido com os prefeitos nesses últimos dias, pedindo a eles para acelerar a vacinação. Inclusive, tenho pedido para não interromperem a vacina no sábado e no domingo, ou seja, seguirem vacinando o mais rápido possível. Isso tudo ajuda, essa vacinação, a diminuir a pressão sobre o sistema de saúde”, disse o dirigente.

De acordo com Rui, a rapidez na imunização refletirá na diminuição de necessidade de internações pela doença. “Então, é vacinar, vacinar e revacinar e não interromper nem sábado nem domingo para a gente ir reduzindo essa pressão, porque mesmo com a primeira dose, você já tem um efeito positivo na redução do da demanda por leitos hospitalares”, explicou.

“Ainda estamos na etapa de idosos acima de 75 anos, ainda não conseguimos cobrir todas as pessoas dessa faixa etária. Por isso, essas vacinas que chegaram também se destinam a esse público”, informou o governador.

Chegaram hoje (17) à Bahia, 308,6 mil doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. Destas, 200 mil estão sendo distribuídas para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e municípios do interior do estado.