Ilhéus: Mobilização no comércio e renegociação de dívidas celebram Dia do Consumidor


Para celebrar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon, em parceria com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), promoverá ações educativas voltadas aos direitos do consumidor, além de um mutirão virtual para a renegociação de dívidas com várias instituições.

O Procon de Ilhéus, com o auxílio da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Superintendência de Indústria e Comércio, inicia a partir de hoje uma campanha de mobilização no comércio.

A campanha acontece com medidas instrutivas e educativas para orientar comerciantes e empresários sobre as relações de consumo, sobretudo no período de pandemia, cujos cuidados de prevenção devem ser redobrados.

A iniciativa conta com o apoio dos vereadores Ivo Evangelista, Nino Valverde e Cláudio Magalhães, que compõem a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal.

Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas – O Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas será realizado entre os dias 15 e 31 de março de 2021, exclusivamente através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.  A ação visa restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

De acordo com Ryan Kyrie, dirigente do Procon Ilhéus, o mutirão tem o objetivo de colocar o consumidor em posição de protagonista, uma vez que o próprio cidadão poderá resolver suas demandas de modo fácil e online. Uma excelente oportunidade para negociar dívidas e liberar o CPF ou CNPJ.