Ilhéus: Golpistas criam perfis falsos de pousadas para aplicar golpes


Duas pousadas de Ilhéus, no sul da Bahia, foram vítimas de perfis falsos na internet. Os golpistas criaram contas em redes sociais com o nome dos estabelecimentos, para atrair hóspedes e roubar dados pessoais.

Ricardo Miyazato é dono de uma das pousadas, que fica na região sul do município. Ele conta que em setembro do ano passado um perfil falso com o nome da pousada foi criado em uma rede social.

“O próprios clientes que alertam a gente, questionando alguma promoção ou a coleta de dados. Eles [golpistas] pedem celular, e a gente orienta os clientes a não passar nenhum dado sem ter certeza que é a gente mesmo”, disse Ricardo.

Segundo o dono, o perfil fazia postagens anunciando promoções e cupons de desconto. O golpista entrava em contato com a vítima e informava que para ter acesso ao desconto, era preciso apresentar um código de confirmação, enviado para o celular. Apesar do transtorno, nenhuma das vítimas do perfil falso dessa pousada passaram informações pessoais.

A titular da delegacia de furtos e roubos de Ilhéus, Rita de Cássia Ribeiro, explica como o golpe funciona.

“A vantagem do estelionatário é pegar a lista de contatos e extorquir familiares, pedir valores, e tem muitos familiares acreditando que o filho ou parente está numa situação difícil, fazem as transferências de valores”, explica a delegada.

Uma outra pousada também foi vítima dos perfis falsos. O dono do estabelecimento, Fred Garcia, só ficou sabendo do caso quando pessoas ligaram para questionar promoções oferecidas no falso perfil.

“Algumas pessoas começaram a ligar procurando por promoções, e aí nós percebemos que o nosso perfil tinha sido falsificado”, conta.

Ele fez postagens nas redes sociais oficiais da pousada para alertar os hóspedes sobre possíveis golpes, já que os perfis falsos ainda estão ativos. “Nós denunciamos e estamos aguardando que tirem esses sites do ar”, conclui.

Para os estabelecimentos vítimas de perfis falsos na internet, a delegada alerta que os donos procurem uma delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência, para que o golpe seja investigado.

Informações do G1.