Itacaré continua com vacinação contra o Covid-19 na sede e em Taboquinhas


A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, continua com o trabalho de vacinação contra o Covid-19. E nessa semana foram vacinados profissionais de saúde da sede e do distrito de Taboquinhas, bem como os idosos de Taboquinhas. Ao todo já foram vacinadas 290 profissionais de saúde das mais diversas áreas de atuação e 127 idosos. Desse total, 114 trabalhadores de saúde já receberam a segunda dose da vacina.

Com a chegada de 60 novas doses a Prefeitura de Itacaré está vacinando os idosos acima de 86 anos e os profissionais de saúde que fazem parte do público alvo do primeiro grupo. O prefeito Antônio de Anízio ressaltou que é importante que os idosos acima de 80 anos façam o cadastro nas unidades de saúde que, de acordo com o recebimento das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, será feita a vacinação.

O prefeito de Itacaré também vem participando de reuniões para que através dos Consórcios Municipais seja possível a compra de vacinas com preços muito mais em conta e que possa atender a uma parcela cada vez da população. “Pedimos também a compreensão e paciência de todos pois a quantidade de doses que é disponibilizada para todo o Brasil é pouca em relação a demanda, mas nosso desejo é vacinar a todos os itacareenses. Por esse motivo é que temos buscado através dos consórcios essas alternativas para viabilizar a compra das vacinas”, complementou Antônio de Anízio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais de saúde que trabalham em clínicas e consultórios particulares, a exemplo dos dentistas, fisioterapeutas e demais trabalhadores dessas áreas, devem procurar a Secretaria de Saúde para realizar cadastro levando a carteira do conselho, documentação do estabelecimento que trabalha como CNPJ ou CNES, cartão SUS e comprovante de residência. A vacinação desses profissionais também será agendada conforme disponibilidade das vacinas. Em Itacaré já foram vacinados os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, postos de saúde, laboratórios e algumas clínicas particulares.

A Prefeitura de Itacaré esclarece que a vacinação está sendo organizada seguindo a essas etapas, pois a quantidade de vacina recebida tem sido insuficiente para atender toda a demanda em uma única vez, evitando também a aglomeração nas unidades de saúde. Os idosos que residem na zona rural também precisam se cadastrar, pois a liberação das doses para vacinação depende da quantidade de idosos cadastrados em cada área. A Secretaria de Saúde alerta que a vacinação desse público é muito importante para a prevenção de casos graves e internações.