Turkey Telecom: único provedor com servidores em Ilhéus das maiores empresas de conteúdo do mundo


Na terça-feira (23/02), a líder em conceito na área de tecnologia na cidade de Ilhéus, a Tukey Telecom, fechou mais um ciclo instalando em sua base datacenter, localizada na cidade, os servidores das maiores empresas de conteúdo do mundo: Facebook (opera com Facebook, Instagram e WhatsAPP), Google (Youtube, Youtube Music) e a Netflix.

Estes servidores, conhecidos com CDN (Content Delivery Network), tendem a aumentar a velocidade de carregamento de conteúdos e diminuir o tempo de respostas (ping) melhorando o desempenho, disponibilidade e a segurança para o usuário final.

“A quarentena e o isolamento fizeram com que houvesse a necessidade de termos em nossa base os servidores do Google, Netflix e do Facebook em Ilhéus. O propósito desses CDNs, alocados no datacenter em nossa cidade, é o resultado da rapidez que o cliente terá nos carregamentos de conteúdo. Será menos trajeto para os “packets” trafegarem, pois estes servidores acabam colocando os conteúdos mais próximos dos nossos clientes” destacou Mateus Andrade, Analista de TI da Turkey Telecom.

Os servidores começaram a entrar em operação dia 24, quarta-feira. Para surtir efeito nos clientes finais o prazo é de três a quatro semanas, pois os servidores estão em fase de preenchimento de conteúdo.