Gaeco deflagra nova fase da operação Falso Negativo


A Polícia Civil da Bahia, em ação inteligências com o Gaeco do Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou nesta quarta-feira (3), a 4ª Fase da Operação Falso Negativo, realizada pelo MP do Distrito Federal. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas e no município de São Gabriel, no interior do estado.

Ação investiga ilegalidades praticadas em contratações que envolvem testes para detecção da Covid-19

Escritórios de advocacia, empresas de auditoria e consultoria foram alvos dos mandados, referentes às investigações sobre possíveis crimes de fraude a licitações, lavagem de capitais, organização criminosa, por meio da aquisição de testes para detecção da Covid-19. Foram coletados nos locais computadores, notebooks, pendrives, documentos, além de outros arquivos eletrônicos.

Participaram das ações em apoio ao Gaeco/MP equipes dos Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) de Inteligência Policial (DIP) e Coordenação de Operações Especiais (COE). Todo o material apreendido será encaminhado para análise no Ministério Público do Distrito Federal.

A Operação Falso Negativo já prendeu ex-integrantes da cúpula de saúde do DF e é a maior operação deflagrada pelo Gaeco nos últimos anos. Somadas as duas primeiras fases, foram cumpridos 109 mandados de busca e apreensão, 7 prisões e 15 pessoas denunciadas, por enquanto. O Gaeco também pede reparação de danos em torno de R$ 46.050.000,00.