Ilhéus: Vereador Gurita pede construção de Hospital Veterinário


O vereador Gurita apresentou na sessão desta terça-feira (02) um requerimento solicitando do prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, a construção de um Hospital Veterinário Público no município para atender animais da população de baixa renda. Desde o início do atual mandato, Gurita tem se posicionado como defensor da causa animal. Para o parlamentar, a problemática dos animais é uma questão de saúde pública, fato que justifica o investimento do hospital.

Amanhã (03), atendendo a um pleito do vereador, a Câmara realizará, de forma remota, uma Sessão Especial para discutir a formulação de políticas públicas de cuidado e proteção dos animais. A sessão acontece às 16 horas e será transmitida pelos canais oficiais da Câmara, nas redes sociais. Na justificativa apresentada, o vereador destaca que, todos os dias, é vista nas ruas, uma grande quantidade de cães e gatos, muitos portando doenças de pele, fungos, enorme quantidade de carrapatos, desnutridos e apresentando sinais de violência.

“Muitos destes animais são vítimas da falta de planejamento humano que, após qualquer ação que o animal tenha e que traga prejuízo ao dono, ele simplesmente abandona o animal acreditando que eles conseguem comida facilmente e irão garantir a sobrevivência”, afirma o vereador, lembrando que, hoje, o abandono animal é crime, mas que ainda falta uma efetiva fiscalização dos órgãos competentes para controlar a situação.